domingo, 15 de abril de 2018

Deixar de fumar engorda?


Por incrível que pareça, uma das principais preocupações de quem está a tentar deixar de fumar é engordar. Esta é uma questão que aparece frequentemente nas consultas de cessação tabágica e nos fóruns de ex-fumadores e que, aparentemente, parece ter um fundo de verdade. A maioria dos ex-fumadores engorda, mas não é 100% claro se o motivo é apenas a falta de tabaco.

Grande parte das pessoas que estão a deixar de fumar come para saciar o desejo de fumar. Este factor comportamental é o que está por detrás de um grande aumento de peso, e não o deixar de fumar per se. Por isso é que alguns fóruns recomendam deixar de fumar com a ajuda de um cigarro electrónico, que se assemelha mais ao cigarro comum e não leva a um aumento de peso.

Outra coisa que também contribui para o aumento de peso dos ex-fumadores são os níveis de stress e ansiedade associados à falta de nicotina - o que, mais uma vez, também não acontece com o cigarro electrónico. Na UE, a concentração de nicotina nos cigarros electrónicos não é regulada, portanto varia de marca para marca. Mas todos têm nicotina suficiente para que não sinta esses efeitos.

O problema é que, ao deixar de fumar com o cigarro electrónico, está apenas a trocar um pelo outro. Se quer realmente deixar de fumar, terá que se preparar para deixar progressivamente o cigarro electrónico, tal como quem opta pelos pensos de nicotina vai reduzindo a sua dose. Caso contrário, o corpo nunca se desabitua da nicotina e acaba por entrar num ciclo vicioso.

Lembre-se que, embora os cigarros electrónicos sejam preferíveis aos cigarros convencionais, o ideal é não fumar nenhum. Ambos têm substâncias nocivas para a saúde! Opte por um regime alimentar saudável e aumente a prática de exercício físico para não engordar. Se precisar de ajuda, procure nutricionistas em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário